quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ainda a comunicação social


Quinta-feira, 16 de Setembro de 2004

O Benfica tem todos os jogadores disponíveis e não é por aí que haverá surpresas. Resta saber se Trapattoni jogará com 1 ou 2 pontas de lança contra uma equipa claramente inferior à do Benfica”. Foi assim com esta crítica sibilina – mais uma – ao treinador do Benfica, que Fernando Correia um “lagarto” incontornável, terminou a sua crónica de ontem para a TSF. Desde logo vieram-me várias coisas á cabeça.

Para começar, registo que a TSF é a rádio onde existem, por metro quadrado, mais jornalistas e comentadores adeptos do Sporting e anti benfiquistas. O Benfica tem sempre de levar ou com este Fernando Correia e Pedro Gomes (outro sportinguista) ou com o “ripa-na-rapa-keka”.

Por ser uma rádio de sportinguistas (e portistas, na redacção do Porto) é que a última jornada da Superliga foi vista por estes cavalheiros com os seguintes títulos: “Benfica vence mas não convence”, “Setúbal vence Sporting e reassume comando”, “FCP estreia-se com empate em Braga”. De facto daqui percebemos com alguma facilidade, que o Sporting não perdeu nem deixou de convencer e o FCP empatou e convenceu. O “piorzito” foi o Benfica que venceu sem convencer. Ou seja quem ganhou foi penalizado pela crítica... fantástico! São estes os critérios “lagartos” que tanta influência tem nas mentes desatentas dos adeptos dos benfiquistas.

A táctica de Fernando Correia, tal como a de Gabriel Alves e outros que agora não menciono é simples: identificando o responsável pela táctica – Trappatoni – cria-se um alvo de fácil alcance para a ilíteracia dos adeptos e a sua falta de cultura táctica. O objectivo é só um: destruir. O Benfica, pois claro...

Querem lá eles saber que o Real Madrid tenha perdido 3-0 com uma equipa que sendo forte, fica a milhas da qualidade individual dos jogadores do Real? Alguém se deu ao trabalho de referir quantos jogadores com características ofensivas o Real Madrid jogou? Raúl, Beckham, Ronaldo, Zidane e Figo? Se isso não bastou ao Real porque razão o Srº Fernando Correia coloca dúvidas que apenas conduzem os adeptos a criarem uma pressão nefasta sobre o numero de golos que vão exigir ao Benfica?

Tenho aqui a relação de adversários que o FCP defrontou na sua caminhada até à vitória na Taça UEFA: Polónia Warsaw, Áustria Viena, Lens, Denizlispor, Panatinaikos e Lázio. Destas pelo menos o Polónia e o Denizlispor estão ao nível do Dinamo de Bistrica. Alguém é capaz de apostar que um qualquer Fernando Correia se atreveria a enviar um recado desses (se joga com um ou dois pontas de lança) ao FCP?

Já agora, não me lembro como o FCP jogou esses dois jogos. Mas perdeu um e empatou o outro. E se fosse o Benfica?

2 comentários:

  1. Não leram mal. Escrevi este texto em 2004 nesta data e publiquei no já extinto www.basta2002.com. Nestes 8 anos nada se fez para contrariar esta tendência de desvalorizar tudo o que faz o Benfica. Na altura o treinador era Trappatoni, hoje é Jesus. Na altura o sportinguista Fernando Correia questionava-se sobre o número de avançados do Benfica num jogo da fase de grupos da Taça UEFA, contra um adversário inferior, segundo ele. Nunca vi este tipo de raciocínios sobre FCP ou SCP excepto quando jogam na Taça contra equipas de escalão inferior ...

    ResponderEliminar