sábado, 1 de dezembro de 2012

O Lucho do Sistema


Portugal, 1 de Dezembro de 2012

O FCP foi eliminado da Taça pelo Braga, apesar de  - pela segunda vez em dois jogos consecutivos – ter ficado por assinalar 1 penalty contra o FCP, desta vez com 0-1 no marcador (no passado fim de semana, o jogo estava 0-0). A “sorte” de facto dá muito trabalho. A escolher a “fruta” seguramente...

Ora vejamos como se comportam estes exemplares raros do fair-play desportivo. Assim, quando ganham, a arbitragem precisa de sossego e fala-se em demasia dos árbitros para esconder erros próprios:
"É evidente que, quando se perde, é muito mais fácil culpar a arbitragem do que falar dos erros individuais ou colectivos das equipas. Penso que as pessoas ligadas ao futebol têm de ter uma atitude mais autocrítica. Também é verdade que algumas decisões influenciam os resultados, mas, mesmo assim, entendo que devemos apoiar sempre os árbitros." Desta forma, Lucho não atribui a liderança do FC Porto a eventuais favorecimentos dos árbitros, mas antes ao trabalho desenvolvido por uma equipa em crescimento”.
Lucho Gonzalez, JOGO, 26 de Janeiro de 2009.
Rolando, ex-jogador do Belenenses, regressa esta jornada ao Restelo, agora como adversário. O central do FC Porto, falou no superflash sobre este encontro e afirmou que a equipa quer segurar a liderança, alcançada na ronda passada. Quanto às polémicas da arbitragem que têm sido notícia no campeonato diz estar tranquilo: «Só me preocupo com o FC Porto, a arbitragem não me diz respeito
Rolando, BOLA 30 de Janeiro de 2009

Fernando Gomes desvalorizou as recentes queixas do Benfica no que diz respeito às arbitragens. «São estórias que servem para alimentar conversas de café, muito habituais no nosso País, assim como os programas televisivos. A nossa resposta é sempre dada dentro do campo», disse o ex-bibota de ouro, que falava à margem de um iniciativa Dragon Force, em Lisboa.
Uma vez que o dia era dedicado aos mais jovens, Fernando Gomes deixou ainda pistas qual o segredo da «atitude à Porto»: «Tem a ver com princípios de trabalho, dedicação, humildade e saber vencer com fair-play
Fernando Gomes, ex-jogador do FCP, BOLA 9 de Outubro de 2010

"Se entendo as críticas do Benfica? Entendo tudo, mas o árbitro pode enganar-se a favor ou contra qualquer equipa. É sempre assim. O FC Porto não vai no sentido de criticar as arbitragens", assegurou Otamendi
Otamendi. CM 19 de Janeiro de 2011

Sobre as arbitragens, fala-se de mais: «Temos quinze horas semanais de programas televisivos sobre futebol. Oitenta por cento são conversas parciais sobre arbitragem. É esta a discussão do futebol. Vão às grelhas das televisões e façam as contas.»
Jesualdo, BOLA 21 de Abril de 2009

Quando perdem, nos raríssimos jogos em que as ajudas dos árbitros não compensam a falta de inspiração e qualidade do seu futebol, a “estória” muda de argumento:

«Foi uma arbitragem vergonhosa. O que me apetece dizer é que podem já encomendar as faixas de campeão. A equipa de arbitragem foi uma vergonha. A nossa equipa foi má, a do Gil Vicente digna e a equipa de arbitragem vergonhosa», afirmou Vítor Pereira, em declarações à Sporttv.
Vítor Pereira, também citado na BOLA, 29 de Janeiro de 2012
"Deu a clara sensação que nos empurraram para a nossa baliza mas não pela qualidade do nosso adversário. São coisas que se passam no futebol... Cometemos dois erros e pagámos caro. Acho que a arbitragem prejudicou o FC Porto. A cada falta assinalada contra nós era cartão amarelo. E depois houve a expulsão... Não é habitual", analisou o médio argentino, em declarações à Sport TV.
Lucho Gonzalez, também citado no RECORD 1 de Dezembro de 2012
«Assumo plenamente a gestão que fiz. Quero dar os parabéns à minha equipa. Agora, este jogo não era 10 amarelos e um vermelho. A minha equipa ficou muito condicionada com a expulsão», afirmou Vítor Pereira, em declarações à Sporttv. 
Vítor Pereira, também citado na BOLA 30 de Novembro de 2012
E assim, com os exemplos do clube mais ganhador nestas 3 décadas de fruta e café com leite, se faz a história do futebol português. Uma história bipolar...

Sem comentários:

Enviar um comentário