quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dossier Cardozo



Portugal, 8 de Agosto de 2013

Foi finalmente resolvido o “dossier” Cardozo. 73 dias após o seu acto irreflectido no final da Taça, onde apenas pecou por ter empurrado Jesus e não o árbitro que validou o golo quase 1 metro em fora de jogo, Cardozo teve finalmente direito a ser tratado como ser humano, jogador, activo contabilístico e ídolo dos benfiquistas. Teve direito a entrar dentro do estádio para dar uma entrevista à Benfica TV, na qual pede desculpas “aos benfiquistas pela minha atitude. Peço desculpa ao presidente, a todos os dirigentes, aos meus colegas e à equipa técnica”.
Por mim estás perdoado há muito.
Não é para continuar a bater no “ceguinho” mas este caso foi muito mal resolvido e provou que o Benfica não tem Direcção à altura do que se deve considerar ser um grande clube, com os pergaminhos que o Benfica tem.
Cardozo é um jogador do Benfica, mas não um jogador qualquer. Leva 6 anos de contrato, renovou recentemente (Janeiro) até 2016, é o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, é um dos melhores mercadores de golos de sempre do Benfica (já ultrapassou Guilherme Espirito Santo) e é um dos jogadores que nos últimos anos, foi responsável por alguns dos melhores momentos de alegria que nos foram proporcionados: marcou na primeira e segunda vitória na Alemanha, numa prova europeia, marcou muitos golos e ajudou o Benfica a chegar à 1ª semifinal europeia após 17 longos anos, marcou muitos golos e ajudou o Benfica a chegar a uma final europeia após longos 23 anos. Apesar de dizerem que tem um “tijolo” no pé direito, foi com o pé direito que marcou os 2 golos da vitória sobre o Rio Ave, no ano do ultimo título, tornando infrutíferas os empurrões que Xistra podia dar ao Braga no jogo com o Nacional da Madeira.
Também é possível que quem tão ásperamente critica Cardozo tenha um tijolo na cabeça e não saiba…
Note-se que quando defendo que Cardozo não é um jogador qualquer, não o quero isentar do cumprimento das normas de comportamento exigiveis a um professional do clube. Mas sim, que os procedimentos disciplinares têm de contemplar a defesa e o respeito pelo seu passado no clube, a preservação da sua imagem pública e os interesses da equipa de futebol.
Ora nada disso se passou como sabemos. Devido a falta de organização e falta de vontade da estrutura, devido a excesso de relacionamento entre partes da estrutura e a comunicação social, devido à ruinosa situação económica que impele à venda de tudo que corra e devido à incapacidade dos dirigentes perceberem que um jogador que faz golos não é um tipo qualquer, o que é certo é que durante longos dias, semanas, meses, Cardozo foi maltratado pelas fugas de informação e pela cobertura que a comunicação social dá à actual estrutura dirigente do Benfica (presumo que não é de graça).
Assim, apesar de Cardozo ter renovado em Janeiro e estar proibido de falar, os titulos sucederam-se em seu desfavor. Ora porque não tinha “a cabeça no Benfica”, ora porque ja tinha “tentado sair do clube por duas vezes”. Mas quem bateu o recorde da hipocrisia e servilismo, foi mesmo o jornal A BOLA, que utilizou Cardozo contra o Benfica, quando perdemos com o S. Paulo (titulo da 1ª página de 4 de Agosto: O SORRISO DE CARDOZO), para de seguida, 6 de Agosto, DEFENDER A Direcção ao titular a 1ª página como “A LUTA CONTINUA”.
Mas luta? Qual luta? Sorriso? Qual sorriso? Se calhar o único sorriso foi o do Wofswinkel que já está fora do SCP, e o SCP continua a somar derrotas (mas as derrotas do SCP são especiais, porque são “menos” derrotas. E os tansos acreditam que sim e não percebem porque razão continua a ser o Benfica, a safar o “novo” SCP, nas 1ªs páginas).

Esta página da vida de Cardozo no Benfica está virada para trás. Provou a incapacidade da Direcção em resolver, com eficácia e mínimos custos, um problema que não era difícil de resolver, como se viu ontem, e provou também a hipocrisia e maldade da comunicação social, que se acham acima de todos os juízes de opinião, mentindo, manipulando, perseguindo sem dó, nem piedade, nem responsabilização.

O que nunca saberemos é como se formou este complot “anti Cardozo”, com gente de fora e dentro da Luz, traduzido num conjunto de noticias falsas. Como estas:
Oscar Cardozo vai deixar o clube da Luz no final da época. O empresário do avançado, Pedro Aldave, esteve segunda-feira na Luz., onde reuniu com o presidente Luís Filipe Vieira, tendo-lhe apresentando uma proposta para a transferência do jogador no final da época”.

SL Benfica
24 de Maio de 2011 16:48h
Sai Cardozo, entra Santiago García
Por SAPO Desporto
«Benfica prefere perder Cardozo a Luisão»  Diário de Notícias
Por Redacção
09:08 – 01-08-2011

19 de Maio de 2012 16:18h
Cardozo "oferecido" à Roma
ARTIGO
Por SAPO Desporto
Benfica: Líder do clube turco espera vir a Lisboa depois do jogo com o Vaslui

Fenerbahçe dá 15 milhões por Cardozo

O Fenerbahçe já admite dar 15 milhões de euros por Cardozo, valor que considera suficiente para convencer o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.
06 Agosto 2012 Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário