segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Branqueamento



Portugal, 2 de Setembro de 2013



O último derby SCP- Benfica e o Paços – FCP revelam mais uma faceta do “sistema” que domina o futebol português e põe em evidência a contribuição da comunicação social no transformar das mentiras que acontecem no campo, em verdades que valem pontos na classificação.


Muitas vezes me refiro à comunicação social como agente condicionador do pensamento dos adeptos de futebol, recebendo em troca comentários que põem em causa esta realidade e sugerem que ando a ver “coisas”.


Os especialistas em comunicação social podem explicar de forma mais fundamentada do que eu, a relação entre 1ª página de jornal, a notícia de abertura de rádio ou televisão, e a formação de opinião. Também eles podem explicar porque razão o mesmo assunto tem assimilação diversa se for escolhido para a 1ª página ou se for escolhido para a última página, se for escolhido para a noticia de abertura ou se for relegado para a última noticia. Idem se a mensagem tem direito a letras garrafais ou se pelo contrário, aparece em letras pequenas, tratando-se de jornais. Ou no caso da rádio e televisão, se tem direito a comentário logo após a notícia, ou se não tem direito a comentário.


A percepção que as pessoas têm dos factos é maquilhada e manipulada de formas muito variadas, umas vezes com bons propósitos mas a maior parte das vezes com intenção clara de orientar a ideia das pessoas, para o lado que lhes interessa.


Já em 2003 numa reunião que envolveu José Capristano e um grupo de críticos à gestão de Vilarinho e Vieira, quando era difícil criticar este projecto que não passa de uma mão cheia de empréstimos bancários transformados em obras e juros que condicionam a gestão do futebol, eu defendi que a maior parte dos jornalistas do jornal a BOLA era adepta do SCP e isso reflectia-se na forma como se faziam as noticias sobre o Benfica. O falecido Alfredo Farinha discordou e obrigou-me a citar nomes, que ele ia anuindo ou torcendo o nariz.


Passados estes anos, só gente muito distraída pode achar normal que a BOLA coloque o golo de Markovic aos 64 mn na 1ª página em títulos garrafais, como a razão do Benfica ter sido salvo (!?!?), quando hoje após mais um golo ilegal do FCP aos 76 mn, os títulos garrafais já são “SCP começa a afastar a crise” (com as vendas de Bruma – não confirmada – e de Ilori). Não poderia ser “Golo (ilegal) de Jakson salva o FCP”? Poder podia, mas não era a mesma coisa dentro da lógica de “vender” mensagens para os adeptos...

Se compararmos os critérios dos títulos com o último Benfica - SCP que foi transformado na “Liga Capela”, as diferenças são abissais: as 1ªs páginas eram repletas de referências às reclamações de penalty em três lances dos quais só um efectivamente foi, e aos 86 mn, enquanto a obra-prima que deu no 2º golo, passou para 2º plano em face dos alegados erros de arbitragem.


Agora o critério foi o contrário. Para esconder os erros de arbitragem que objectivamente beneficiaram o SCP, com um golo precedido de fora de jogo maior do que o golo invalidado a Cardozo contra o Chelsea, e um penalty com 1,93 de altura aos 83 mn, quer a BOLA, quer o CM destacam o grande golo de Markovic... Que mudou nestes dois jogos? A equipa prejudicada pelos erros de arbitragem, que no caso do Capela, foram supostos erros, mas no caso do Benfica foram erros claros. Tão claros foram que o JOGO (pasme-se) foi o único jornal a colocar em 1º página, embora em plano secundário, a unanimidade do Tribunal sobre a ilegalidade do golo do SCP e o penalty sobre Cardozo.


Que é que os títulos, as 1ªs páginas têm que ver com a opinião das pessoas? Simples. O inquérito online realizado pelo mesmo jornal A BOLA, ontem, dia seguinte ao jogo, apontava para as seguintes conclusões: o SCP reuniu 58% de votos em como merecia ganhar, o Benfica apenas recolheu 42%!


Há dúvidas sobre a influência da comunicação social na formação da opinião das pessoas? Acho que não...


Porque este foi dos jogos em que, objectivamente, a haver um vencedor só poderia seria o Benfica. Porque sofreu um golo ilegal, porque conseguiu as melhores e mais flagrantes situações de golo, como sejam a bola na trave de Rodrigo, a perdida anormal de Sálvio, a defesa por instinto de Patrício a remate de Markovic e porque teve um penalty claríssimo não assinalado aos 83 mn. A favor do SCP apenas existem os habituais pedidos de expulsão de Maxi. Mas isso já é cassete do ano passado...


Ora se a comunicação social pisa o risco do rigor e da equidade, burlando a verdade desportiva para favorecer clara e ostensivamente dois clubes, FCP e SCP, o que se espera que o Benfica consiga ganhar em termos de títulos, neste contexto de aldrabice planeada estrategicamente para provocar dano na confiança dos adeptos do Benfica e galvanizar a confiança dos adeptos rivais?


Nada ou pouco mais que 2 títulos de campeão em 12 anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário